Porto de
Vitória
O primeiro porto privado do Brasil, sendo a Vports a autoridade portuária responsável pela administração dos Terminais de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, no Espírito Santo.
História
O Porto de Vitória situa-se no centro de Vitória, capital do ES, na área da Baía de Vitória, abrangendo os municípios de Vitória e de Vila Velha. Foi criado em 1906 e está sob a jurisdição da VPorts, que se constitui na Autoridade Portuária Privada do Espírito Santo desde 2022, que anteriormente a autoridade encarregada do Porto era a CODESA, Companhia Docas do Espírito Santo. Sua história está profundamente relacionada com o crescimento da cultura cafeeira.
Datam de 1881 os primeiros estudos para a construção do Porto de Vitória. Em 1906, o Governo Federal autorizou à Companhia Porto de Vitória (CPV) a execução de 1.130 m de cais. Em 1924, a União encampou a concessão dada à CPV e transferiu-a ao Governo Estadual. Essa primeira fase de construção só terminaria em 1927. No ano seguinte, foi aprovada a segunda fase da obra do Cais de Vitória, que incluiu a construção dos armazéns I e II.
A inauguração ocorreu em 1940, assinalando o começo do atual complexo portuário. Ainda nos anos de 1940, a CVRD montou a estação de embarque de minério em Vila Velha, seguida pela construção do Terminal de Graneis Líquidos e a instalação dos Cais de Paul.
Na década de 1970 foi inaugurado o Cais de Capuaba, em Vila Velha. Cinco anos depois, portaria do Ministério dos Transportes estabeleceu a área do Porto Organizado de Vitória (municípios de Vitória e Vila Velha) e Barra do Riacho (Aracruz). Em 2022 foi outorgado a gestão do Porto Organizado para a Vports, até então a Autoridade Portuária responsável pela área.
Detalhes
Área: 880.000,00 m²
Calado: 12,50 m
Berços: 13
Fonte: Vports; Embrapa; Datamar
Porto de
Tubarão
O Porto de Tubarão é primeiro porto com um sistema de integração de mina e ferrovia, uma estratégia fundamental para a logística da mineração e que segue sendo aplicada até os dias de hoje, também é o segundo maior porto de exportação de minério de ferro do Brasil. O porto tem como administrador a empresa Vale do Rio Doce.
Detalhes
Calado: 12 m
Fonte: Vale; Wikipedia