Matriz: São Francisco do Sul
Diretor:
José Ricardo
Gerente de Operações:
Jefferson
Porto de
São Francisco do Sul
História
Em 1921 a Inspetoria Federal de Portos, Rios e Canais elaborou um projeto para a construção de instalações portuárias no local e, em seqüência, a União contratou a sua realização com o governo do estado de Santa Catarina, em 26 de outubro de 1922
O Decreto nº 9.967, de 26 de dezembro de 1912, concedeu permissão à Companhia da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande para implantar uma estação marítima na baía de São Francisco do Sul (SC), porém a obra não foi efetivada. Em 1921 a Inspetoria Federal de Portos, Rios e Canais elaborou um projeto para a construção de instalações portuárias no local e, em seqüência, a União contratou a sua realização com o governo do estado de Santa Catarina, em 26 de outubro de 1922.
A execução sob responsabilidade do órgão estadual Companhia do Porto de São Francisco do Sul sofreu vários impedimentos, somente prosseguindo com a outorga de uma nova concessão, nos termos do Decreto nº 6.912, de 1 de março de 1941. Em 24 de novembro de 1955, o estado criou a autarquia Administração do Porto de São Francisco do Sul. Os melhoramentos previstos inicialmente se constituíram do acesso marítimo, de 334,5m de cais e de dois armazéns, sendo o conjunto entregue ao tráfego em 1 de julho de 1955.
Fonte: APSFS, Wikipedia
Porto de
Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011.Além de sua localização estratégica o Terminal integra a Baia da Babitonga, com características seguras e facilitadas para a atracação dos navios.
História
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011. De administração privada, possui uma estrutura capaz de movimentar 500 mil TEUs por ano e, já iniciou seu projeto de expansão, que possibilitará a movimentação de 2 milhões de TEUs anualmente. Localizado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores dos mais diversos segmentos empresariais.
Além de sua localização estratégica o Terminal integra a Baia da Babitonga, com características seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas a baia é ideal para receber as embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.
Nascendo como um dos mais modernos terminais do mundo, o Porto Itapoá se insere no município de Itapoá como um projeto greenfield, situado longe do perímetro urbano da cidade, com ligação direta à BR 101. Além disso, possui uma área de 12 milhões de m², definida pelo Plano Diretor do Município para receber empreendimentos complementares.
Detalhes
Área: 156.000m²
Extensão do Cais: 630m
Fonte: Adminsitração do Porto de Itapoá